1º Período

No que se refere à calendarização das provas globais trimestrais por disciplina está previsto o seguinte agendamento:

5 de dezembro – Estudo Meio;

7 de dezembro – Matemática;

9 de dezembro – Língua Portuguesa.

 

Conteúdos a avaliar em Estudo do Meio:

O passado mais longínquo da criança:

  • Saber identificar-se; (Página 8 e 14)
  • Saber a sua data de nascimento; (Página 8 e 14)
  • O local onde nasceu ou onde vive;

Reconhecer unidades de tempo:

  • Um dia; (Página 10)
  • Uma semana; (Página 10)
  • Um mês; (Página 10)
  • Um ano; (Página 10)
  • Conhecer e saber escrever os 12 meses do ano; (Página11)

O seu corpo

  • Conhecer e distinguir os órgãos dos sentidos; (Páginas 16, 17, 19 e 22)
  • Reconhecer as modificações do seu corpo:
  • Conhecer e distinguir os dois tipos de dentição; (Páginas 20 e 23)
  • Conhecer os hábitos de higiene dentária; (Página 20)
  • Conhecer as mudanças nas fases da vida; (Página 21)

A saúde do seu corpo:

  • Conhecer e aplicar normas de higiene do seu corpo; (Página 24)
  • Conhecer e aplicar normas de higiene alimentar; (Página 25)
  • A roda dos alimentos; (Página 25)
  • Saber ler os prazos de validade; (Página 27)

 

 

Conteúdos a avaliar em Matemática:

Números e operações

- Reconhece o número anterior e o posterior.

- Estabelece a relação de ordem entre números, utilizando a simbologia >,< ou =.

- Ordena números inteiros em sequência crescente.

- Ordena números inteiros em sequência decrescente.

- Escreve números em algarismo.

- Escreve números por extenso.

- Escreve números no ábaco

- Descobrir regularidades nas contagens.

- Decompõe números.

- Decompõe em árvore.

- Efetua adições e subtrações.

- Interpreta a reta numérica e escreve números na mesma;

- Resolve situações problemáticas aplicando as técnicas de cálculo.

 

Forma e espaço

 -Identificar sólidos geométricos nos objetos do dia-a-dia.

- Identificar sólidos a partir da descrição das suas superfícies.

 

Conteúdos a avaliar em Língua Portuguesa:

  • Ler e interpretar um texto;
  • Reconhecer e transcrever o título e o autor;
  • Identificar as personagens de um texto;
  • Responder a perguntas sobre um texto;
  • Corrigir as respostas falsas;
  • Copiar frases de um texto;
  • Reconhecer parágrafos;
  • Ordenar palavras alfabeticamente;
  • Completar palavras com os casos de leitura: nh, lh, ch. pr, tr;
  • Reconhecer os sinais de pontuação: ponto final, ponto de exclamação e ponto de interrogação;
  • Completar nomes com o feminino e o masculino;
  • Escrever frases no plural;
  • Escrever palavras relacionadas com o Natal;
  • Escrever frases sobre o Natal.