1º Período
No que se refere à calendarização das provas globais trimestrais por disciplina está previsto o seguinte agendamento:
5 de dezembro – Estudo Meio;
7 de dezembro – Matemática;
9 de dezembro – Língua Portuguesa.
Conteúdos a avaliar em Estudo do Meio:
O passado mais longínquo da criança:
- Saber identificar-se; (Página 8 e 14)
- Saber a sua data de nascimento; (Página 8 e 14)
- O local onde nasceu ou onde vive;
Reconhecer unidades de tempo:
- Um dia; (Página 10)
- Uma semana; (Página 10)
- Um mês; (Página 10)
- Um ano; (Página 10)
- Conhecer e saber escrever os 12 meses do ano; (Página11)
O seu corpo
- Conhecer e distinguir os órgãos dos sentidos; (Páginas 16, 17, 19 e 22)
- Reconhecer as modificações do seu corpo:
- Conhecer e distinguir os dois tipos de dentição; (Páginas 20 e 23)
- Conhecer os hábitos de higiene dentária; (Página 20)
- Conhecer as mudanças nas fases da vida; (Página 21)
A saúde do seu corpo:
- Conhecer e aplicar normas de higiene do seu corpo; (Página 24)
- Conhecer e aplicar normas de higiene alimentar; (Página 25)
- A roda dos alimentos; (Página 25)
- Saber ler os prazos de validade; (Página 27)
Conteúdos a avaliar em Matemática:
Números e operações
- Reconhece o número anterior e o posterior.
- Estabelece a relação de ordem entre números, utilizando a simbologia >,< ou =.
- Ordena números inteiros em sequência crescente.
- Ordena números inteiros em sequência decrescente.
- Escreve números em algarismo.
- Escreve números por extenso.
- Escreve números no ábaco
- Descobrir regularidades nas contagens.
- Decompõe números.
- Decompõe em árvore.
- Efetua adições e subtrações.
- Interpreta a reta numérica e escreve números na mesma;
- Resolve situações problemáticas aplicando as técnicas de cálculo.
Forma e espaço
-Identificar sólidos geométricos nos objetos do dia-a-dia.
- Identificar sólidos a partir da descrição das suas superfícies.
Conteúdos a avaliar em Língua Portuguesa:
- Ler e interpretar um texto;
- Reconhecer e transcrever o título e o autor;
- Identificar as personagens de um texto;
- Responder a perguntas sobre um texto;
- Corrigir as respostas falsas;
- Copiar frases de um texto;
- Reconhecer parágrafos;
- Ordenar palavras alfabeticamente;
- Completar palavras com os casos de leitura: nh, lh, ch. pr, tr;
- Reconhecer os sinais de pontuação: ponto final, ponto de exclamação e ponto de interrogação;
- Completar nomes com o feminino e o masculino;
- Escrever frases no plural;
- Escrever palavras relacionadas com o Natal;
- Escrever frases sobre o Natal.